Existem vários tipos de poliamor: a prática de ter vários relacionamentos românticos simultaneamente, com o consentimento informado e a concordância de todos os indivíduos envolvidos. Caracteriza-se pela crença na possibilidade de amar e manter conexões íntimas com mais de uma pessoa.
Os relacionamentos poliamorosos abrangem uma ampla gama de formas e estruturas que refletem as diversas maneiras pelas quais os indivíduos navegam em vários relacionamentos românticos – as configurações e dinâmicas específicas podem variar muito de pessoa para pessoa e de relacionamento para relacionamento.
TIPOS DE POLIAMOR
Poliamor Hierárquico
Existe um casal principal e os outros afetos ficam com as migalhas. Neste tipo de Poliamor existe uma hierarquia clara entre todos os relacionamentos românticos. Existe uma relação primária ou principal e outras relações “secundárias” ou “terciárias”. Geralmente envolve um conjunto de regras ou acordos que regem os relacionamentos e quanto mais abaixo no ranking você está, mais descartável você é.
Poliamor Não-Hierárquico
Não existe capitão no time e todos ganham medalha de participação
Nesse tipo de Poliamor, não existe hierarquia ou classificação entre os parceiros. Todos são considerados importantes e podem ter níveis semelhantes de envolvimento e compromisso. Existe, entretanto, hierarquia entre tipos de relações: as românticas valem mais que as não-românticas. Normalmente não existem regras que limitem os relacionamentos românticos.
SoloPoly (Poliamor Solo)
É quando você se namora mas admite amantes secundários.
Esses poliamoristas preferem ter vários relacionamentos românticos sem fazer parte da entidade casal. Eles priorizam a própria independência e autonomia em detrimento do compromisso normativo com um determinado parceiro ou conjunto de regras. É o tipo de poliamor que mais se afasta da estrutura monogâmica e do ideal do amor romântico.
Poliamor de Mesa de Cozinha
Quando sua vida amorosa e jantar em família são a mesma coisa
Tipo de poliamor não-hierárquico no qual todos os parceiros se sentem confortáveis e gostam de passar tempo juntos, muitas vezes incluindo a socialização em torno de uma mesa de jantar. Ele enfatiza a proximidade emocional entre todos os parceiros. Se você e seus metamores conseguem se reunir a mesa da cozinha e ter uma comunicação aberta e um senso de família em vez de gerar estranheza, é aqui que você se encaixa.
Poliamor Paralelo
Sem preocupações com o fato dos afetos se cruzarem e perceberem que merecem alguém melhor do que você.
Neste tipo de poliamor existe pouca ou nenhuma interação entre seus afetos. É como ter uma coleção de aventuras individuais com pessoas diferentes, sem a necessidade de convergir e uma jornada compartilhada. Posso estar enganado, mas acredito q ue o propósito seja evitar possíveis conflitos que possam surgir da interação entre os afetos.
Polifidelidade
Aumentando o cercadinho da monogamia pra caber mais gente dentro.
Três ou mais pessoas se comprometem a ter um relacionamento só entre elas, excluindo qualquer pessoa de fora. Não tem muito o que falar sobre a polifidelidade. É exatamente a mesma coisa que monogamia, mesmos pactos e expectativas. Só muda a quantidade de pessoas envolvidas.
Dentre estes tipos de Poliamor, qual o seu?
Se você quiser embarcar no Poliamor, vale a pena refletir sobre as várias formas e considerar onde você pode se encontrar dentro desse cenário diversificado de relacionamentos. Talvez você imagine um trisal ou um arranjo de polifidelidade, buscando uma dinâmica de grupo comprometida e interconectada.
O poliamor solo ou o poliamor paralelo podem se alinhar com sua preferência por independência ou por manter relacionamentos separados. Talvez você seja a favor de hierarquias. Talvez seja contra.
Aonde você acha que se sentiria mais confortável? Qual o melhor tipo de Poliamor pra você?