Este glossário é um guia para muitos dos termos que você possa encontrar durante sua jornada pela não-monogamia e o mundo não-normativo em geral. Você pode pesquisar por termos ou selecionar uma letra.

Glossário Não-Monogâmico

Glossário Não-monogamico

All | A B C D E F M N P Q R S T
There are currently 47 names in this directory
Agamia
Agamia é defende a não formação de modelos relacionais - principalmente a não formação de casais. Ela enxerga o amor romântico e sua idealização como uma ilusão. Ciúmes, possessividade e obsessão não tem lugar em seres humanos racionais. A agamia prega o desapego a exclusividade em troca de uma sociabilidade mais harmoniosa.

Os princípios da Agamia são:

Rejeição do amor romântico
Restabelecimento da razão como a autoridade decisória final.
Reintegração das relações no âmbito da ética
Rejeição radical do gênero
Rejeição do termo beleza natural. uso de um termo construtivo para a beleza
Substituição da sexualidade por erotismo.
Substituição de ciúmes por indignação.
Substituição da família por união livre.


Agênero
Uma pessoa se identifica como agênero se sentir que nenhum gênero binário se aplica a ela, e que a identificação em qualquer lugar em um espectro desses gêneros sustenta o binarismo de gênero. Diferentes indivíduos usam este termo de forma diferente, e algumas pessoas o usam de forma intercambiável com não-binário.

Amor Livre
A crença de que as relações sexuais devem ser irrestritas e desassociadas das ideias de amor, compromisso, casamento ou obrigação.

Anarquia Relacional
Anarquia Relacional é um pensamento que visa questionar e desconstruir normas sociais dominantes acerca de relacionamentos. É sobre questionar como essas normas sociais estão moldando nossas escolhas e restringindo nossa autonomia e se isso está de acordo com o que realmente desejamos.

Arromântico
Quem tem interesse romântico baixo ou inexistente. Há várias subcategorias de assexualidade com as quais alguém pode se identificar. Esta palavra às vezes é abreviada para "Aro".

Assexual
Quem possui interesse sexual baixo ou inexistente. Há várias subcategorias de assexualidade com as quais alguém pode se identificar.

Bissexual
Quem sente atração pelo próprio gênero e por outros.

Caçadores de Unicórnios
Casais compostos por homem hetero e uma mulher supostamente bi que procuram uma mulher bissexual que tope se relacionar com ambas as partes de acordo com termos estabelecidos pelo casal para um relacionamento. Este termo é frequentemente usado de forma ridicularizada, pois este tipo de pessoa é quase impossível de encontrar por causa da necessidade de concordar com todos os termos do casal, e porque esta estrutura, quando administrada, impacta negativamente as jovens mulheres bissexuais novas no Poliamor.


Cisgênero
Uma pessoa é cisgênero se ela se identificar como seu gênero, conforme designado ao nascer.

Compersão
O estado de ser feliz pela felicidade de outra pessoa mesmo quando esta felicidade não envolve você. Muitas vezes usado para descrever a felicidade de ver seu afeto sendo feliz com outras pessoas.

Cowboy/Cowgirl
Quem age de forma não-monogâmica e depois de formar uma relação, tenta remover a pessoa de outras relações para formar uma relação exclusiva. São chamados assim porque eles estão "laçando alguém pra fora do rebanho".

Demirromântico
Uma identidade no espectro arromântico onde as pessoas só sentem atração romântica com pessoas com as quais já têm uma conexão emocional.

Demissexual
Uma identidade no espectro assexual em que as pessoas só sentem atração sexual com pessoas com as quais já têm uma conexão emocional.

Energia de Novo Relacionamento (ENR)
Energia de Novo Relacionamento (ENR) é o estado emocional eufórico associado com a fase inicial de uma relação romântica. Durante a fase de ENR as pessoas ficam fascinadas umas com as outras, mas ainda não estão cientes dos aspectos negativos umas das outras. É a famosa paixão.

Energia de Relacionamento Estável
A Energia de Relacionamento Estável (ERE) é uma profunda sensação de conforto, segurança e estabilidade muitas vezes associada a uma relação romântica de longa data. É um dos maiores benefícios de um relacionamento de longo prazo e é caracterizada por um maior grau de confiança, transparência e flexibilização de quaisquer restrições colocadas no o início de uma relação não-mono. É contrastada com a ENR (Energia de Novo Relacionamento).

Escada Rolante de Relacionamentos
Uma crença comumente aceita de que as relações românticas devem progredir através de etapas, tais como: ficar, namorar, noivar, viver juntos, casadr, gerar patrimonio e construir família.

Família Escolhida
A família escolhida é formada por pessoas que cumprem os papéis que a família de origem freqüentemente desempenha. Isto pode incluir cuidado, apoio emocional, apoio financeiro, etc.

Metamor (Metamour)
O afeto do seu afeto. Alguém com quem seu afeto se relaciona, mas você não, é seu metamor.

Monogamia
Conjunto de instituições, práticas e estruturas sociais centradas em torno de privilégios de casais, os colocando no topo de uma hierarquia de valor e suposta intimidade como a relação mais importante que as pessoas deveriam ter. A Monogamia implica em várias restrições, obrigações e direitos que regem o comportamento dos parceiros em relação uns aos outros e as pessoas de fora, com o objetivo de proteger essa relação de várias "ameaças" (tipicamente representada pelas relações "menos importantes"). É uma ideologia que rege como as pessoas pensam, sentem e agem em relacionamentos românticos.

Monogamia em Série
Uma série contínua de relacionamentos sexuais (supostamente) exclusivos de longa ou curta duração, que surgem, consecutivamente, durante a vida. Basicamente é o ciclo natural da monogamia: um namoro é seguido de término e substituído por outro namoro e assim vai, infinitamente, até o dia da morte.

Não-Binario
Uma pessoa se identifica como não binário se sentir que nenhum dos dois sexos binários se aplica a ela.

Não-Monogamia Política
A Não-monogamia Política é a articulação de uma anti-monogamia vinculada a construção de um projeto de vida e identidade política orientados por um pensamento coletivo e emancipatório de não-monogamia. Enquanto escolha política, ela é uma desconstrução de paradigmas impostos por uma sociedade racista, machista e patriarcal, uma construção diária e alinhamento da teoria com as vivências práticas. A não-monogamia política é antiracista, anticolonial, anticapitalista e antiLGBTfobia.

NPNC - Não pergunte, não conte
Um estilo de relacionamento, no qual os participantes concordam com a não-exclusividade, mas não querem saber os detalhes, ou talvez até mesmo a existência de outras relações românticas ou sexuais uns dos outros.

Parceiro de Vida Platônico
Alguém com quem a relação pode não ser romântica ou sexual, mas com quem se assumiu compromissos para toda a vida, que podem incluir coisas como cohabitação e coparentalidade

Poder de Veto
O direito que um parceiro tem de exercer controle sobre as relações do outro parceiro. Isto pode incluir a capacidade de obrigar seu parceiro a encerrar outro relacionamento. Apesar de uma prática comum em relacionamentos poliamorosos e principalmente em relacionamento aberto, esta prática fere os principios de autonomia e liberdade, tão essenciais à não-monogamia.

Poliamor
A prática de ter, ou estar aberto a ter, mais de um parceiro romântico. Em uma relação poliamorosa, os participantes precisam que todos os envolvidos saibam e consintam para que uma nova relação seja adotada, diferente da Anarquia Relacional, na qual ninguém precisa de permissão pra se relacionar com outras pessoas.

Poliamor de Festa de Aniversário
Um estilo de relacionamento em que os metamores não interagem com freqüência, mas se sentem confortáveis em estar no mesmo espaço para um evento, como a festa de aniversário do afeto em comum. Este estilo está entre o poliamor de mesa de cozinha e o poliamor paralelo.

Poliamor de Mesa de Cozinha
Uma vertente do Poliamor que valoriza as freqüentes interações entre metamores. O termo descreve a idéia de que todas as pessoas envolvidas nas relações de polículo ficariam confortáveis sentadas ao redor da mesa da cozinha, como uma família.

Poliamor Hierárquico
Uma vertente do poliamor que dá mais importância a alguns relacionamentos do que a outros, e pode atribuir classificação a diferentes parceiros. Normalmente, um parceiro principal e prioritário e outros parceiros secundários e até mesmo terciários e menos importantes.

Poliamor Não-Hierárquico
Uma vertente do Poliamor que não classifica uma relação romântica sobre outra. Nesta estrutura, não existe isso de parceiros primários, secundários, etc, em que a relação primária tem mais poder do que os outros afetos. O Poliamor não-hierarquico, entretanto, ainda coloca relacionamentos românticos acima de outros tipos de relacionamentos.

Poliamor Paralelo
Um estilo de Poliamor no qual as relações com vários parceiros permanecem muito separadas. Praticamente não existem interações entre os metamores.

Poliamor Solo
Uma vertente do Poliamor que preza a autonomia e liberdade acima de tudo. Uma pessoa Poli Solo tem múltiplos relacionamentos, mas tem um estilo de vida independente. Diferente de outros tipos de poliamoristas, elas não desejam alcançar marcos tradicionais de relacionamentos nos quais a vida dos parceiros se tornam mais entrelaçadas: morar junto, casar, compartilhar finanças, etc.

Poliamorista
Quem pratica Poliamor.

Polícula
Uma rede de relações interligadas. Uma amálgama de "poli" e "molécula", devido às diversas configurações possíveis e como elas podem se assemelhar a gráficos das estruturas químicas das moléculas. Grupos e redes maiores que quatro pessoas muitas vezes usam simplesmente "polícula" ou "constelação" para descrever sua rede, em vez de usar um dos termos especializados para unidades menores, pois as formas podem se complicar.


Polifidelidade
Um estilo de relacionamento no qual um grupo fechado de pessoas compartilha uma conexão romântica e/ou sexual apenas dentro do grupo. Assim como na monogamia, é proibido se relacionar com gente de fora.

Poligamia
Poligamia é a prática de ter mais de um marido ou esposa ao mesmo tempo. Quando é uma mulher com mais de um esposo, da-se o nome de poliandria e quando é um homem com várias esposas, chama-se de poliginia. Nenhuma vertente da Poligamia é não-monogâmica. Poligamia também não é o mesmo que Poliamor. Tanto em uma quanto em outra, o homem ou a mulher pode ter vários conjuges, mas essas outras pessoas devem fidelidade a ele ou a ela. É uma prática geralmente ligada a uma religião.

Polisaturação
A condição de ter o número máximo de parceiros que alguém quer ou pode lidar. Não querendo mais parceiros. Quando uma pessoa se encontra assim, ela está polisaturada.

Política de Um Pênis
Imposição dentro de alguns relacionamentos poliamorosos ou abertos de que só pode haver um indivíduo com um pênis (tipicamente um homem cis) em uma rede de relacionamentos. Muitas vezes considerada transfóbica porque são freqüentemente formuladas como "um homem", negando os gêneros de mulheres e homens trans; essa prática menospreza relações entre mulheres porque implica que as relações entre o mesmo sexo são "mais seguras" para o homem cis impondo esta regra ao(s) parceiro(s).


Privilégio de Casal
O privilégio do casal é a prioridade culturalmente arraigada e a medida de valor dada aos casais pela sociedade. Este casal tem vantagens sobre outras relações e mesmo sobre pessoas solteiras, tanto social quanto economicamente.

Quadrisal
Uma relação entre quatro pessoas. A relação não é necessariamente de natureza sexual entre todos os membros.

Rede de Afetos
Uma teia de conexões variadas dentro de um círculo social por meio da qual os indivíduos podem satisfazer as mais variadas necessidades.

Relação Primária, Secundária e Terciária
Estes termos utilizados no Poliamor para descrever a seriedade de uma relação no que diz respeito ao envolvimento, compromisso e/ou prioridade. Um parceiro primário está no topo do ranking, em termos de compartilhar finanças, viver juntos, criar filhos, etc. Um parceiro secundário ainda pode ser muito sério e a longo prazo, mas pode ter menos privilégios e prioridade. O terciário é mais raramente utilizado, mas descreveria um relacionamento mais casual.


Relacionamento Aberto
Um tipo de relacionamento no qual o casal tem a possibilidade de buscar novas experiências com terceiros, contanto que sejam experiências apenas sexuais. Geralmente é proibido ir além e criar intimidade e existem inúmeras regras pra proteger o núcleo casal. Existe um debate sobre relacionamento aberto se enquadrar ou não na não-monogamia. Na minha opinião, segue sendo um relacionamento regido pela estrutura monogâmica.

Relacionamento Cometa
Assim como um cometa só passa pela Terra ocasionalmente, quando as pessoas têm uma relacionamento cometa, elas não se vêem com frequência. Normalmente, elas vivem distante umas das outras e têm uma vida ocupada.

Swing
Prática de troca de casais. Pessoas não-monogâmicas podem praticar swing, mas geralmente os praticantes são casais monogâmicos.

Transgênero
Uma pessoa que se identifica como qualquer gênero diferente daquele que lhe foi designado ao nascer. Este pode ser o único termo de identificação de gênero que eles usam, ou podem usar outros termos mais específicos dentro do guarda-chuva trans.

Trisal ou Tríade
Um Trisal ou uma Tríade são termos para caracterizar um relacionamento entre três pessoas. Esta relação não é necessariamente de natureza sexual entre todos os membros. Trisais geralmente se enquadram em duas categorias, descritas como um triângulo ou um "V". Um triângulo é uma tríade onde todos os três membros têm uma relação sexual e romântica aproximadamente igual entre si. Um "V" é uma tríade onde dois dos membros não têm uma relação romântica ou sexual um com o outro, mas têm um relacionamento devido a sua conexão com o terceiro membro.

[glossary]