Quando se pergunta a alguém sobre o que é Monogamia, vão responder que é uma relação exclusiva entre duas pessoas. Mas é muito mais do que isso: Monogamia é um conjunto de instituições, práticas e estruturas sociais centradas em torno de privilégios de relações românticas/sexuais supostamente exclusivas que são colocadas no topo de uma hierarquia de valor: relacionamentos monogâmicos são os mais importantes que deveríamos ter.
A relação monogâmica prescreve um conjunto de crenças, atitudes, expectativas, restrições, obrigações e direitos que regem o comportamento dos parceiros em relação uns aos outros e as pessoas de fora, com o objetivo de proteger os relacionamentos monogâmicos de várias “ameaças” (tipicamente representada pelas relações “menos importantes”).
A monogamia enquadra as pessoas dentro de relacionamentos em que elas se tornam propriedade umas das outras e tem direitos a certos níveis de apoio emocional / atenção / recursos, etc. Isto inclui a construção do corpo das pessoas como “propriedade legítima” de sua contraparte no relacionamento, o que, em muitos casos, faz com que exista a ideia de que as pessoas têm acesso liberado ao corpo uma da outra. Esses tipos de obrigações e direitos, aliás, tornam complicado o consentimento genuíno.
A restrição do comportamento das pessoas em relacionamentos monogâmicos em relação a outras pessoas garante que seus “recursos” não serão “desviados” de seu “legítimo proprietário”. Sob este sistema, as pessoas são limitadas a ter todas as necessidades românticas, sexuais e de intimidade estritamente satisfeitas uma pela outra (tornando as pessoas excessivamente dependentes umas das outras para a satisfação de necessidades sociais básicas), e, inversamente, elas tornam-se responsáveis por satisfazer essas necessidades em seus companheiros.
Isto é extremamente isolante e cria uma situação artificial de escassez de intimidade, ao mesmo tempo em que impede que as pessoas busquem intimidade por outras vias, inclusive através de amizades, enquanto desvalorizam diretamente relacionamentos não-românticos.
Definir o que é monogamia com base apenas no numero de pessoas envolvidas na relação e raso e fora da realidade, porque, como sabemos, relacionamentos monogâmicos são composto geralmente por três pessoas e não duas. Não se esqueçam da terceira pessoa: a amante.
Monogamia é um sistema opressor que rege como as pessoas pensam, sentem e agem dentro de relacionamentos. Para saber mais, recomendo a leitura de O Desafio Poliamoroso.