O que é amatonormatividade?

Amatonormatividade é um termo cunhado pela filósofa Elizabeth Brake. Refere-se à crença da sociedade de que é normal as pessoas desejarem e priorizarem o amor romântico em detrimento de outras formas de amor, como amizades, relações familiares, comunitárias, de lazer, relações consigo mesmo, com o mundo ao nosso redor e com nossas crenças espirituais. A amatonormatividade está interconectada com várias outras formas de “normatividade”, como a heteronormatividade (a crença de que é normal desejar relacionamentos com indivíduos do “gênero oposto”), a cisnormatividade (a crença de que é normal identificar-se com apenas dois gêneros – masculino e feminino – e permanecer nesse gênero durante toda a vida), mononormatividade (a crença de que é normal amar apenas uma pessoa e buscar um relacionamento monogâmico) e normatividade sexual (a crença de que é normal desejar relações sexuais principalmente com a pessoa com quem se está em um relacionamento romântico). Para simplificar, a “norma” dominante implica ser de um gênero, apaixonar-se por alguém do gênero “oposto” (talvez depois de um namoro), formar um relacionamento monogâmico com essa pessoa, passar por estágios como casamento, formar uma família e permanecer juntos por toda a vida.

Como a amatonormatividade afeta a sociedade?

Amatornormatividade

A amatonormatividade afeta tanto aqueles que se adaptam a ela quanto aqueles que não se adaptam. As pessoas que não se enquadram na amatonormatividade incluem os solteiros ou aqueles que preferem um estilo de vida solitário, os indivíduos arromânticos que não vivenciam o amor romântico, as pessoas que priorizam outros tipos de relacionamentos e aqueles que priorizam vários relacionamentos em vez de se concentrarem em apenas um, como nós, os não-monogâmicos. Além disso, a amatonormatividade não se alinha com culturas em que o casamento e os relacionamentos comprometidos não se baseiam no amor romântico. Algumas pessoas não se conformam com a amatonormatividade porque perceberam que ela não funciona para elas. No entanto, muitas vezes enfrentam desafios porque o mundo presume que elas deveriam desejar o amor romântico, o que leva a uma possível discriminação e ao sentimento de serem excluídas ou diferentes. Por outro lado, os indivíduos que se enquadram na amatonormatividade também enfrentam dificuldades. Devido à imensa pressão cultural e social e à pressão de amigos, familiares e colegas, eles podem perder outros aspectos gratificantes da vida, como amizades, projetos pessoais e envolvimento com a comunidade. Além disso, as expectativas irreais de que um parceiro romântico satisfaça todas as necessidades e seja sua alma gêmea fazem com que muitos relacionamentos românticos não durem muito tempo. A pressão para estar em um relacionamento romântico pode levar as pessoas a permanecerem em relacionamentos infelizes por medo de ficarem sozinhas em um mundo amatonormativo. Elas também podem se envolver em um ciclo de rompimento e busca de um parceiro perfeito (monogamia em série), resultando em sofrimento emocional.

Quais os grupos de pessoas mais afetadas pela amatonormatividade?

A amatonormatividade afeta particularmente as pessoas que estão tentando se envolver em formas alternativas de relacionamento porque reconheceram as limitações de basear os relacionamentos apenas no amor romântico. Mesmo que priorizem outros tipos de relacionamentos, eles podem descobrir que seus amigos priorizam relacionamentos românticos e se afastam quando têm um parceiro, ou que seus amigos têm dificuldade de entender os compromissos assumidos nas amizades. A amatonormatividade também afeta indivíduos com histórico de trauma, o que inclui uma parcela significativa da população. O amor romântico pode ser um desafio para pessoas com trauma de infância, pois elas podem se precipitar em relacionamentos para buscar o amor do qual foram privadas ou que perderam durante a infância. Isso coloca uma pressão excessiva em um único relacionamento e pode levar à dependência emocional. Além disso, alguns indivíduos neurodivergentes lutam contra a amatonormatividade, pois os relacionamentos românticos podem não proporcionar o espaço pessoal necessário ou podem ser esmagadores para eles. Por fim, a amatonormatividade prejudica também pessoas com deficiência, com problemas de saúde física e mental e até mesmo os pais, pois a expectativa da sociedade de ser uma unidade autônoma de apenas duas pessoas pode ser muito pesado. Em vez disso, os modelos baseados na comunidade e as estruturas familiares estendidas, em que vários indivíduos apoiam e cuidam uns dos outros, podem ser mais benéficos quando há necessidade de cuidados e apoio.

Quais expectativas a amatonormatividade impõe aos jovens?

Para os jovens, a amatonormatividade geralmente conduz a um foco significativo nos relacionamentos românticos, principalmente para as meninas que são ensinadas por meio de histórias, filmes e revistas que o amor é a maior aventura da vida. Quando cercados por essa mensagem, é compreensível que os jovens passem boa parte do tempo desejando o amor, conversando sobre paixões e se envolvendo em namoros ou encontros casuais. Essas atividades podem parecer os aspectos mais agradáveis e prazerosos da vida. Entretanto, e se vivêssemos em um mundo em que as amizades fossem consideradas tão importantes quanto os relacionamentos românticos? E se fôssemos ensinados a apreciar e curtir nosso relacionamento conosco mesmos? E se fôssemos incentivados a ser tão entusiasmados com nossas paixões quanto somos com as pessoas pelas quais “apenas” nos sentimos atraídos? Os jovens que não se encaixam na amatonormatividade enfrentam uma pressão imensa para se conformar. Eles podem se zoados por não falarem sobre suas atrações ou por não se envolverem em encontros românticos, o que os leva a se sentirem excluídos ou a acreditarem que há algo errado com eles se não tiverem interesse ou não conseguirem encontrar um amor romântico. Compreender o conceito de amatonormatividade pode ser útil para desafiar a noção de que priorizar o amor romântico é a única escolha normal e natural.

As comunidades on-line oferecem um apoio valioso para encontrar pessoas com a mesma opinião, e buscar orientação profissional pode ser muito útil. Lembre-se de que, você não precisa se conformar a norma pra pertencer ao mundo. Existem pessoas como você, vá atrás e encontre a sua comunidade.

Categorized in: